2020 - Criação do Centro Social Cardeal Dom Serafim
A FDC lançou no dia 8 de outubro de 2020, Centro Social Cardeal Dom Serafim, data que marca o aniversário de um ano de falecimento de seu patrono. O Centro Social foi concebido para ampliar e acelerar os esforços da FDC para a redução da pobreza e mitigação das desigualdades sociais e atuará com o conceito de ser uma área interna, mas com alto grau de independência e autonomia para ser ágil, flexível e próxima a seu público-alvo.
2020 - Conselho Curador da FDC realizada reuniões extraordinárias
Em 2020 foram realizados encontros extraordinários com o Conselho Curador da FDC, com o objetivo de trocar ideias e percepções sobre os diversos aspectos institucionais, econômicos e sociais do Brasil no contexto da pandemia e a necessidade de um posicionamento de maior protagonismo da FDC. Após o primeiro encontro, realizado em junho, foi constituída uma equipe interna, que contou com o apoio de outras lideranças e de especialistas para o desenho da proposta, denominada “Brasil: Ressignificando a Independência”.
2020 - Encontro com colaboradores em formato on-line
O “Encontro com Colaboradores e Parceiros – transmitindo valores e recontando a evolução da FDC” aconteceu pela primeira vez no formato on-line, com a participação de novos colaboradores CLT, estagiários, associados regionais e fornecedores, além dos anfitriões – colaboradores com mais tempo de casa.
2020 - Workshop de Originação
Foi realizado, ainda, o Workshop de Originação, com o objetivo de dar diretrizes e orientações de integração para o processo de Reflexão Estratégica 2021-2025, realizado ao longo de 2020.
2020 - Criação de Comitê de Gestão de Crise
A pandemia trouxe desafios sem precedentes e exigiu esforços de adaptação e reavaliação de todos os movimentos da instituição. O contexto organizacional foi desafiado a se adaptar, de maneira ágil, à nova realidade mundial. Um Comitê de Gestão de Crise foi criado e passou a tomar decisões em três dimensões: Pessoas e Infraestrutura; Clientes e Mercado; e Sociedade.
2020 - FDC realizada processo de formulação estratégica
Em 2020 a FDC realizou um amplo processo de formulação estratégica, com participação de todas as áreas da instituição e muitos stakeholders externos. Pela primeira vez o processo seguiu o modelo de estratégia ágil, que é adaptativa, aberta, iterativa, positiva e colaborativa. O trabalho resultou na Estratégia da FDC para os anos 2021 a 2025, que aponta para três movimentos importantes da instituição: Inclusão social. Educação Integrada. Protagonismo de ideias e pensamentos.
2020 - Guia de Conduta nas Redes Sociais
Guia lançado em agosto, com o objetivo de orientar o posicionamento nas mídias sociais sobre questões relacionadas à FDC. O público-alvo do guia inclui colaboradores, associados regionais, professores associados e convidados, menores aprendizes e estagiários.
2020 - Adequação à LGPD
Com a aprovação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil e a efetivação de regras e prazos para adequação à normativa, a FDC iniciou um trabalho de levantamento de necessidades e adequação de processos para atender aos requisitos da legislação.
2020 - Movimento Impacto: CEOs pela Diversidade e Inclusão
Um grupo de 10 executivos do CEOs’ Legacy, com apoio da FDC, lançou um movimento para mobilizar o setor empresarial a enfrentar desigualdades e promover igualdade de oportunidades. O grupo estruturou o Movimento Impacto, projeto que teve como ponto de partida o aprofundamento do entendimento sobre o tema e a implementação de programas de diversidade e inclusão nas empresas, com definição de indicadores e metas.
2020 - Mineração Responsável
Uma relevante iniciativa, unindo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a FDC, contribuiu para a reflexão sobre o legado da mineração durante a pandemia no Brasil. Os resultados foram apresentados durante a Exposibram 2020. A iniciativa faz parte dos esforços institucionais da FDC de contribuir para a evolução do setor mineral em direção a práticas mais sustentáveis e responsáveis.
2020 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS Pacto Global e PRME
A FDC foi eleita para compor o Conselho de Administração da Rede Brasil do Pacto Global, com mandato de dois anos (2020 e 2021). A instituição participou da fase final de elaboração e do lançamento do planejamento estratégico da Rede Brasileira e tem contribuído nos debates e reflexões sobre os impactos e os desafios das empresas durante a pandemia.
2020 - Fundação é âncora do HUB ODS MG
A Rede Brasil do Pacto Global anunciou, no mês de novembro, o lançamento do HUB ODS, inciativa que busca acelerar, por meio de parcerias regionais, o cumprimento da Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030, assim como seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O primeiro HUB ODS será o de Minas Gerais. A FDC é a organização âncora do HUB em MG.
2020 - FDC apoia implementação do Hospital de Campanha de Minas Gerais
No primeiro semestre, a FDC ofereceu soluções pro bono de gestão para o Hospital de Campanha de Minas Gerais. A contribuição envolveu a definição do plano do projeto, matriz de riscos, estrutura organizacional e macroprocessos. A unidade tinha capacidade para cerca de mil leitos de tratamento contra a Covid-19.
2020 - Fundação Dom Cabral participa do Covid Radar
Para enfrentar os desafios da pandemia, a FDC se juntou a outras 40 organizações e empresas que coordenaram esforços e compartilharam dados e informações para a retomada econômica do país em 2020.
2020 - Prêmio José Costa é realizado pela primeira vez em plataforma virtual
Em sua 8ª edição, o Prêmio José Costa, uma parceria do jornal Diário do Comércio com a Fundação Dom Cabral, ampliou seu alcance e sua visibilidade ao ser realizado, pela primeira vez, em plataforma virtual. O Prêmio José Costa 2020 promoveu reflexão e realizou uma convocação para a responsabilidade com a vida e com as escolhas de todos nós.
2020 - FDC amplia apoio ao Prêmio Empreendedor Social
A Fundação Dom Cabral ampliou seu apoio à edição especial do Prêmio Empreendedor Social, iniciativa do jornal Folha de S.Paulo e da Fundação Schwab. A iniciativa foi reformulada para identificar e estimular iniciativas de impacto social em resposta à pandemia no Brasil.
2020 - FDC apoia a divulgação do filme “Woman”
Em 2020, a FDC foi uma das apoiadoras da divulgação do filme “Woman”, lançado no Brasil pela Revista TRIP e Imovision. O filme é assinado pelo fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand, diretor do premiado documentário “Human”, e pela jornalista ucraniana Anastasia Mikova, e reúne depoimentos corajosos, divertidos e profundamente íntimos de mil mulheres de mais de 50 países.
A FDC realizou eventos de pré-lançamento em cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com debates sobre a condição da mulher no mundo contemporâneo.
2020 - Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas
A FDC é signatária e parceira estratégica da iniciativa liderada pela empresa Avon e pela ONU Mulheres no Brasil. A Coalizão tem como pilares de trabalho: Enfrentamento do assédio sexual, Ambiente seguro e suporte às vítimas, Educação e mudança da cultura organizacional.
O ano foi marcado por três destaques:
• Lançamento do site da Coalizão.
• Café com CEOs, que reuniu, no último encontro do ano, 63 CEOs e 80 lideranças de 76 empresas.
• “Campanha dos 21 dias”, que nesse ano se dedicou ao tema “Ativismo”, com o início da campanha realizado no dia da Consciência Negra.
2020 - FDC apoia Fórum Brasil Diverso
FDC dá apoio estratégico e técnico a terceira edição do Fórum Brasil Diverso, idealizado e coordenado por Mauricio Pestana, diretor executivo da Revista Raça.
2020 - FDC coordena Campanha SOS Minas Gerais
No início do ano, a FDC coordenou campanha de apoio às vítimas das chuvas no estado de Minas Gerais. O SOS Minas Gerais foi idealizado por um grupo de empresários liderados por um ex-participante da iniciativa CEOs’ Legacy da FDC, Walter Faria.
2020 - FDC lança o COM:unidade
A FDC lançou, em março, o COM:unidade, no âmbito da Comunicação Corporativa, responsável por transmitir uma série de webinars abertos e gratuitos sobre os mais diferentes temas da gestão e do mundo dos negócios em tempos de crise. A iniciativa promove e dissemina o conhecimento e estimula o diálogo e a troca de ideias para buscar novos caminhos e inspirar transformações nesse momento de profundos desafios e mudanças em todo o mundo.
2020 - FDC apoia Planejamento Estratégico da Associação Comercial de Minas – ACMINAS
A FDC atua em prol do desenvolvimento do ambiente de negócios próspero e apoia a ACMinas a realizar o planejamento estratégico da entidade para os próximos cinco anos. O trabalho foi realizado com as lideranças empresariais que compõem os Conselhos da entidade e teve como objetivo contribuir com uma visão de futuro sobre o papel da entidade para apoiar o desenvolvimento de Minas e dos negócios.
2020 - FDC apoia Encontro Aberje Minas Gerais
A FDC é associada da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, como forma de contribuir para o enfrentamento dos desafios do setor empresarial. Nesse sentido, apoiou a 5ª Edição do Encontro Aberje Minas Gerais.
2020 - 9ª melhor escola de negócios ranking Financial Times
A FDC passa a ocupar a 9ª posição entre as 50 melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com ranking de Educação Executiva do jornal britânico Financial Times. Dessa forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil.
2020 - Recertificação AMBA
A Associação Internacional de MBAs (AMBA) avaliou o programa de Executive MBA da FDC. Em 2020, em função da pandemia, o processo de certificação foi realizado on-line. A primeira certificação da FDC pela AMBA ocorreu em 2005. Essa certificação é fundamental para o reconhecimento dos padrões de qualidade internacionais dos programas.
2020 - EFMD Excellence in Practice Award
A FDC conquistou a premiação Ouro no Excellence in Practice Award, concedida pela European Foundation for Management Development (EFMD). A iniciativa avalia projetos de escolas de negócios de todo o mundo para desenvolvimento de organizações que geram transformação. O projeto reconhecido foi desenvolvido pela FDC com a Unilever.
2020 - Prêmio Revista Consumidor Moderno
A FDC foi premiada pela revista Consumidor Moderno pelo cuidado e atenção com os seus participantes e clientes. A entidade foi reconhecida na categoria “Empresas que mais Respeitam o Consumidor”, no quesito “educação”. O prêmio é concedido a empresas que valorizam questões de suma relevância para o seu público, tais como: escuta ativa, proximidade com o cliente e interpretação e adaptação às suas necessidades.
2020 - Conselho Consultivo Internacional
Prevista inicialmente para ser realizada em Nova Iorque, a reunião regional do Conselho Consultivo Internacional da FDC foi realizada, no primeiro semestre, em ambiente digital, devido às medidas de isolamento social.
Durante a reunião, os participantes discutiram temas como os desafios e impactos do novo coronavírus no ambiente de negócios mundial e na FDC.
A reunião anual aconteceu, também, em formato on-line, durante o segundo semestre de 2020, com a presença de 100 pessoas dos cinco continentes, incluindo conselheiros e convidados especiais.
2020 - GBSN - Global Business School Network
A FDC foi convidada a participar do Crossboarder Groups, série de webinars instituída pela GBSN (Global Business School Network), com o objetivo de promover e compartilhar as boas práticas de escolas de negócios.
2020 - Fórum Econômico Mundial
A FDC esteve em Davos (Suíça), durante o Fórum Econômico Mundial, e participou de alguns encontros. O presidente executivo da FDC se reuniu com líderes das principais escolas de negócios do mundo, representantes de organizações do terceiro setor e empresários, em enriquecedoras discussões.
2020 - Benchmarks Internacionais
Ao longo do ano, foram estruturados cinco benchmarks, com renomadas escolas internacionais, com o objetivo de intercambiar as melhores práticas em internacionalização e criação de mindset global.
2020 - Comunicação Internacional da FDC
Para ampliação da comunicação internacional da FDC, foi lançada uma playlist de conteúdos em inglês no Youtube – ou seja, uma série de 14 webinars na qual renomados líderes e professores internacionais debatem temas de interesse nacional e global. Além disso, foi criada nova newsletter mensal para base de contatos internacionais da FDC.
2020 - Programas e Parcerias Internacionais
Em 2020, foram desenhados três programas internacionais, em conjunto com a Cheung Kong Graduate School of Business (CKGSB Americas), escola de negócios chinesa, assim como uma disciplina compartilhada com outras quatro escolas parceiras no MBA, para acontecerem em 2021, além de uma iniciativa para o setor do agronegócio.
2020 - FDC colabora com a realização da EFMD Americas – Annual Conference
A FDC colaborou com a construção e a realização da conferência anual do EFMD Americas (European Foundation for Management Development/ Fundação Europeia para o Desenvolvimento da Gestão) com o tema “Navigation Reinvention Lessons Thought Crisis”. O evento, originalmente previsto para ocorrer de forma presencial no Campus Aloysio Faria, foi realizado no formato on-line devido à pandemia.
2020 - Estratégia de Internacionalização da FDC é revista e atualizada
A estratégia de internacionalização da FDC foi revista e atualizada. Para isso, contou com diferentes olhares, focados no atendimento das expectativas internas e de mercado. Esse exercício estratégico tem por objetivo guiar ações e percorrer metas para o alcance de patamares superiores no que diz respeito à internacionalização da FDC em 2021.
A estratégia atualizada passa a ser:
“Ser uma escola de padrões internacionais, referência no Brasil no desenvolvimento de uma mentalidade global e, no mundo, em desafios onde o país desperte interesse internacional. Padrões internacionais em termos de portfólio de soluções educacionais, conhecimento e conteúdo, metodologia, conexões, experiência e reconhecimento da marca FDC”.
2020 - Programa de Transformação Digital para o Banco do Nordeste
No campo de Inovação de Tecnologia Educacional, um dos grandes destaques de 2020 foi o Programa de Transformação Digital para o Banco do Nordeste, 100% on-line, que demandou um trabalho integrado de diversas áreas da FDC para a realização de uma entrega para cerca de sete mil participantes.
2020 - Lançamento do A GEN.TE AVANÇA
Lançamento do A GEN.TE AVANÇA, movimento de desenvolvimento coletivo, com criação de portal de conteúdos voltados para as equipes de mercado e a realização de encontros quinzenais – os MEETUPs – para trocas e acesso a estratégias, metodologias e recursos para aplicação nas soluções educacionais da FDC.
2020 - Projeto “Qual a Digital da FDC no Digital”
Desenvolvimento do projeto “Qual a Digital da FDC no Digital”, que será o norte para as ações dos próximos anos.
2020 - Plano de Retomada para o Mercado: Novo Contexto, Novas Respostas
FDC coloca o cliente no centro das decisões como ponto-chave para atravessar a crise. As equipes da FDC realizaram escutas com executivos de todos os setores produtivos e gestores públicos de várias partes do Brasil para identificar como contribuir para que organizações e lideranças atravessassem esse momento crítico da pandemia. Um grupo de trabalho analisou as principais tendências e necessidades de mercado, dando origem ao Portfólio Soluções FDC para Tempos Desafiadores.
2020 - FDC ON-LINE
FDC desenvolve a plataforma FDC ON-LINE para levar conhecimento e soluções eficazes e de rápida aplicabilidade para os desafios urgentes que profissionais e organizações enfrentam no momento atual. A plataforma é 100% on-line e oferece certificados da instituição.
2020 - FDC realiza pesquisas na área de Grandes Organizações Públicas
Foram realizados pesquisas e estudos na área, como “Competitividade e Produtividade no Setor Público”, “Scorecard dos Estados Brasileiros” e “Relatório da Pesquisa sobre Governança das Estatais”.
2020 - Pesquisas Focadas em Médias Empresas
Com o objetivo de reforçar no mercado a atuação com médias empresas no Brasil e no mundo, a FDC decidiu elaborar e aplicar a primeira pesquisa FDC focada no segmento. Ela será anual e servirá de insumo para o lançamento do primeiro Relatório Anual Perspectivas Médias Empresas Brasil 2021, cujos resultados serão apresentados no Fórum Anual da FDC.
2020 - Executive MBA (EMBA)
FDC reprograma os calendários das turmas de EMBA. Foi criada nova trilha temática, 100% on-line, para apoiar os executivos nesse período desafiador e lançados encontros semanais remotos para debates de temas pertinentes ao contexto.
Além disso, foi definida uma nova estratégia de política comercial, visando garantir a participação e a permanência de executivos no programa durante um dos momentos mais desafiadores de suas carreiras.
Diante da reprogramação dos calendários, foi lançado o “MBA Talks”, com debates semanais on-line sobre conteúdos conectados ao contexto e de grande importância para os participantes do programa.
2020 - Trilha Gestão Rumo ao Futuro
Para ampliar sua relevância em um momento marcado pela incerteza, a FDC criou a “Trilha Gestão Rumo ao Futuro”. Trata-se de uma experiência adicional no programa, 100% on-line, sem custo extra aos participantes.
2020 - FDC implementa Plano de Retomada
Em julho de 2020, a FDC implementou o Plano de Retomada, com a missão de responder às novas exigências de mercado, por meio de priorização de portfólio, descentralização da comunicação e envolvimento de toda a instituição em uma única meta comercial.
2020 - Criação do Centro Social Cardeal Dom Serafim
Consciente desse seu papel como agente educacional transformador, a FDC lançou no dia 8 de outubro de 2020, Centro Social Cardeal Dom Serafim - data que marca o aniversário de um ano de falecimento de seu patrono. O Centro Social foi concebido para ampliar e acelerar os esforços da FDC para a redução da pobreza e mitigação das desigualdades sociais e atuará com o conceito de ser uma área interna, mas com alto grau de independência e autonomia para ser ágil, flexível e próxima a seu público-alvo.
2020 - Fundação José Fernandes de Araújo é incorporada à Fundação Dom Cabral
A Fundação José Fernandes de Araújo, criada por Dom Serafim em junho de 1980, foi incorporada ao Centro Social. No final de 2019, a instituição decidiu, em conjunto com a família de Dom Serafim, extinguir a Fundação José Fernandes de Araújo – FJFA – e incorporar os patrimônios físico e financeiro, assim como sua missão e seus projetos, ao futuro Centro, então em fase de criação.
O Centro Social Cardeal Dom Serafim passa, portanto, a atuar, por meio de seus diversos projetos, com os seguintes segmentos: jovens em situação de vulnerabilidade social; empreendedores da base da pirâmide social; e organizações sociais.
2020 - Lançamento do Movimento Pra>Frente
Com a convicção de que para ser uma das melhores escolas de negócios do mundo, é preciso ser também uma das melhores escolas de negócios PARA o mundo, em 2020, no momento mais agudo da pandemia do novo corona vírus, a FDC lançou o movimento Pra>Frente.
A iniciativa leva desenvolvimento sustentável e duradouro por meio do empreendedorismo para a base da pirâmide, capacitando quem já empreende, quem precisa empreender e quem irá precisar empreender para sobreviver em um cenário de incertezas econômicas e sociais.
Com uma metodologia concebida e desenvolvida pela FDC, o movimento articula diferentes atores de um ecossistema, conectando o empreendedor com o que ele mais precisa, oferecendo conhecimento, apoio psicossocial além de ferramentas simples e práticas capazes de impulsionar o pequeno negócio.
2020 - Parceria com a ANPEI
O Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC realiza duas pesquisas em parceria com a Associação Nacional das Empresas Inovadoras (ANPEI), nos meses de abril e agosto, para avaliar o impacto da pandemia nas práticas de inovação das empresas.
2020 - Lançamento do 1º ciclo de prática de corporate venture
O Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC lança o 1º ciclo de prática de corporate venture, em parceria com a Deloitte, com a apresentação de desafios realizada pelo Instituto Hermes Pardini. A IBM e seis startups apresentaram proposições de soluções para os desafios identificados. Além dos membros das Comunidades de Práticas de Inovação (CRI), participaram representantes de fundos de investimentos e investidores-anjos.
2020 - Revista DOM em novo formato
Em decorrência da pandemia, a revista DOM fez uma rápida migração do formato impresso para o digital já na primeira edição do ano. A 41ª edição da revista foi produzida e distribuída no formato PDF, com data de capa de Jan/Mai de 2020.
2020 - Fórum Digital FDC 2020: Da Crise à Transformação
FDC realiza o primeiro fórum em formato digital, com o tema Da Crise à Transformação.
Foi um momento fundamental para consolidar conhecimentos, fomentar novas reflexões, trocar experiências com renomados executivos e palestrantes convidados, além de ampliar a rede de relacionamento com empresários de diferentes setores e nacionalidades.
2021 - Sucessão da Diretoria Executiva
Realizada a terceira sucessão da Diretoria Executiva da Fundação Dom Cabral.
História - Fundação Dom Cabral
No final de 1972, a Universidade Católica de Minas Gerais (UCMG) implantou o Centro de Extensão para atuar na área de desenvolvimento de recursos humanos e de promoções culturais. “O objetivo era ser a ponte entre a comunidade e a Universidade, ou seja, o centro de extensão deveria fazer aquilo que a graduação e outros departamentos não faziam, estender os serviços da Universidade para a comunidade” [1] afirma o Cofundador da FDC e presidente da Diretoria Estatutária, Emerson de Almeida. Dessa forma o Centro de Extensão atuava em diversas áreas que iam da cultura ao social, passando pelo religioso, esportivo e empresarial.
Devido à crescente receptividade dos programas oferecidos no Centro de Extensão, a UCMG criou a Fundação Dom Cabral. Segundo Emerson de Almeida, nos primórdios da FDC ele antevia para a instituição “que ela fosse capaz de substituir, para melhor, as business schools e as firmas de consultoria norte-americanas que trabalhavam no Brasil” [2].
Após a sua implantação, a FDC assumiu todas as atividades da área empresarial do Centro de Extensão. Segundo um de seus criadores, Dom Serafim Fernandes de Araújo, “essa vontade de criar uma instituição como a Fundação Dom Cabral nasceu dentro da gente, mas nasceu também da vontade dos empresários que queriam uma coisa mais profunda” [3].
Inaugurada em 1976 como uma instituição autônoma, de direito privado e sem fins lucrativos, a FDC pretendia apoiar as empresas a realizar a tarefa de modernização gerencial e de desenvolvimento de recursos humanos, adaptando conceitos de administração recentes à realidade brasileira. Uma das suas missões era ajudar as empresas a vencer os desafios do crescimento. No seu primeiro ano, foi criado o 1º curso de especialização em Direito de Empresas.
Já em 1977, a FDC firmou acordo de cooperação técnica internacional com o Centre d’Enseigment Supérieur dês Affaires (CESA, atual Groupe HEC, com o apoio dos governos brasileiro e francês. O objetivo era promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos gerenciais.
A Fundação Dom Cabral começou trabalhando com empresas situadas em Minas Gerais, mas após poucos anos já se expandia para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Rapidamente iniciou também a publicação de livros, frutos de trabalhos desenvolvidos na instituição. O primeiro deles foi “A Dinâmica Financeira das Empresas Brasileiras”, de autoria de Michel Fleuriet e Haroldo Vinagre Brasil, lançado em 1978.
Nesse mesmo ano, a instituição inaugurou a sua sede, localizada na Rua Bernardo Guimarães nº 3071, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.
O contato permanente e a escuta comprometida constituíam a filosofia educacional da instituição. O objetivo era manter um relacionamento com as empresas baseado no diálogo e na troca de conhecimento. “Trabalhar com, e não apenas para o cliente, é um dos fundamentos mais arraigados na nossa organização” [4].
O final dos anos 80 e o início dos anos 90 foram de vigoroso desenvolvimento. A instituição saiu de uma atuação regional para um posicionamento nacional abrangente. O número de empresas associadas, clientes e novos programas teve grande crescimento.
A partir do ano de 1980 foram instituídos diversos programas e projetos de parceria. Em 1981, o Centro de Estudos e Desenvolvimento da Exportação (Cedex). Em 1989, o Centro de Tecnologia Empresarial (CTE). Em 1993, os Parceiros para Excelência (Paex). Em 1999, a Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas (PDA). E em 2003, o Global Players.
Sempre atenta ao futuro, a FDC continuou a desenvolver sua estratégia de internacionalização ao estabelecer mais uma aliança no ano de 1990, dessa vez com o INSEAD (European Institute of Business Administration), da França. Em 1993, foi firmada a aliança com a J.L. Kellogg Graduate School of Management, dos Estados Unidos da América.
Em 1996 a instituição comemorou 20 anos de sua criação e lançou seu primeiro curso de MBA com o apoio do INSEAD e em parceria com as empresas do CTE.
Em 2001, a FDC começava a se mobilizar em torno de um projeto de grande impacto para o futuro: o Centro Internacional de Tecnologia de Gestão (CITG), cuja vertente física era a construção de um campus com estrutura suficiente para abrigar os cursos de desenvolvimento de executivos.
Inaugurado em Nova Lima/MG, o novo campus foi denominado Aloysio Faria em homenagem ao criador do Banco Alfa, que manifestou permanente reconhecimento a instituições voltadas para o ensino e a saúde pública.
A partir daí a, instituição avançou de forma significativa, sua receita cresceu e a qualidade dos seus cursos aumentou. Reflexo disso foi a sua classificação, em agosto de 2006, como a 19ª melhor escola de negócios do mundo de acordo com o ranking do jornal britânico Financial Times. Era a primeira vez que uma instituição fora do eixo Estados Unidos - Europa - Sudeste Asiático aparecia na restrita lista dos melhores centros de desenvolvimento de executivos e de empresas do mundo.
Esse reconhecimento internacional reflete bem um dos objetivos que permeiam a FDC, que é se posicionar como uma instituição global, tanto no trabalho em conjunto com empresas e escolas de negócios de outros países, quanto na internacionalização de seus clientes.
Em 2008, ocorreu outro marco na história da Fundação Dom Cabral, a inauguração do Campus São Paulo. Estar presente fisicamente no eixo Rio-São Paulo foi uma conquista memorável e que impulsionou ainda mais o crescimento da instituição.
Com o passar dos anos a Fundação Dom Cabral procurou se aperfeiçoar ainda mais e em 2011 foi classificada pelo Financial Times como a 5ª melhor escola de negócios do mundo, o que aponta para o seu reconhecimento como referência no mercado empresarial brasileiro e mundial.
No período de 2012 a 2015 a FDC ampliou sua rede de atuação alcançando quase todos os estados do país por meio de associados. Em 2013 inaugurou o Campus Rio de Janeiro consolidando assim seus principais mercados: Minas Gerais, São Paulo e Rio. “Hoje a FDC é uma instituição do Brasil inteiro, ela está levando o seu trabalho para todas as regiões” afirma Wagner Furtado Veloso, Membro do Conselho Curador e Ex-Presidente Executivo da FDC.
Em 2015, mais uma parceria internacional foi firmada. A Skema Business School, escola francesa de negócios, enviou duas turmas para um programa de extensão na FDC.
Em seu processo de desenvolvimento a FDC se inventa e se reinventa a cada dia. Sabe que a hora é de ousar e, principalmente, inovar, rever conceitos, posicionamentos, e abrir-se ao novo como grafado em um dos seus princípios: “Ousadia e Tenacidade para que se tente o impossível, com constância na superação de desafios e obstáculos, na construção do sonho de ser uma instituição referência.”
Em 2016, quando completa 40 anos de atuação, a FDC também comemora a permanência há 11 anos como a melhor escola de negócios da América Latina de acordo com o ranking de Educação Executiva do Financial Times.
[1] Emerson de Almeida em entrevista concedida ao Escritório de Histórias em 17 de abril de 2006.
[2] ALMEIDA, Emerson de. Fundamentos da empresa relevante: meu aprendizado na FDC. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 22.
[3] Dom Serafim Fernandes de Araújo em entrevista concedida ao Escritório de Histórias em 03 de julho de 2006.
[4] ALMEIDA, Emerson de. Fundamentos da empresa relevante: meu aprendizado na FDC. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 129.