FDC - Fundação Dom Cabral | Linha do tempo


História


1990 - Aliança com o Insead

Aliança com o Insead  - Imagem
Aliança com o Insead – The Europe Institute of Business Administration.

1990 - Centro de Estudos e Desenvolvimento do Comercio Exterior

O CEDEX mantém suas atividades com 52 empresas associadas e recebe o nome de Centro de Estudos e Desenvolvimento do Comercio Exterior.

1990 - Primeira Turma PGA

Realização do 1º PGA – Programa de Gestão Avançada.

1991 - Associação do CEDEX ao Codex

O CEDEX associa-se ao Codex para realizar cursos ligados à exportação.

1991 - Comemoração de 15 anos

Comemoração de 15 anos  - Imagem
Comemora os 15 anos de sua fundação.

1992 - Eleito o presidente Emerson de Almeida

O professor Emerson de Almeida é eleito presidente da Fundação Dom Cabral.

1992 - Plano de Voo

Inicia o processo de discussão do “Plano de Voo”, principal instrumento de gestão da Fundação Dom Cabral,com diretrizes de projetos prioritários para os próximos três anos.

1992 - Criação do PDE

Criação do PDE - Imagem
Cria o PDE (Parceria para o Desenvolvimento Empresarial), programa que tinha por objetivo internalizar os conceitos básicos do PGA (Programa de Gestão Avançada) para profissionais estratégicos de empresas que já participavam do PGA.

1992 - Parceria com empresas para criação do PAEX

Parceria com empresas para criação do PAEX - Imagem
Parceria com empresas de médio porte para criar o PAEX – Parceiros para a Excelência.

1992 - Aliança

Aliança com a Kellogg School of Management.

1993 - PROGEX

Realiza o primeiro PROGEX (Programa de Gestão para Executivos), cuja primeira turma conta com 31 participantes. O programa é resultado da parceria da Fundação com empresas mineiras que participavam do PAEX.

1993 - Publicado livro Temas para a Excelência

Publicado livro Temas para a Excelência - Imagem
É publicado pelas Edições FDC, o livro “Temas para a Excelência”, que ganhou, no ano seguinte, o “Prêmio Jabuti” de melhor livro na categoria economia, administração e negócios.

1993 - Programa de Desenvolvimento de Sucessores

Criado o Programa de Desenvolvimento de Sucessores com o objetivo de preparar jovens herdeiros de empresas familiares.

1994 - Primeira Turma STC Executivo

Primeira Turma STC Executivo - Imagem
Primeira turma do programa aberto internacional STC Executivo (Skill, Tools & Competencies), resultado de um acordo de cooperação entre a Fundação Dom Cabral e a J.L. Kellogg Graduate School of Management.

1994 - Eleito diretor executivo Mozart Pereira

Mozart Pereira dos Santos é eleito diretor executivo da FDC.

1994 - Aproximação com veículos de comunicação

A Fundação Dom Cabral se aproxima de veículos de comunicação nacionais como a “Folha de São Paulo”, “O Estado de São Paulo” e a revista “Exame”.

1995 - Investimento

Aluga um espaço no prédio em frente à sua sede e investe na construção de salas de reunião e de dois anfiteatros.

1995 - Parceria com a Xerox

Terceiriza o serviço de cópias em parceria com a Xerox, empresa associada ao CTE, prevendo a ampliação da produção de material didático.

1995 - PDE AMPLIAR

Realizada a primeira ação de reciclagem do PDE, denominada PDE AMPLIAR.

1995 - Dia Brasil

Realizado o primeiro “Dia Brasil” na Kellogg.

1996 - MBA Empresarial

Criação do MBA Empresarial e adoção da metodologia de educação a distância.

1996 - Comemoração de 20 anos

Comemoração de 20 anos  - Imagem
A Fundação Dom Cabral comemora 20 anos de sucesso e define a missão: “Contribuir para o desenvolvimento da sociedade por meio da educação e capacitação de executivos, empresários e empresas”.

1996 - Projeto de desenvolvimento de equipe

Cria o projeto de desenvolvimento da equipe técnico-gerencial e planeja a construção de espaço físico que comporte esse crescimento.

1996 - Definições Institucionais Básicas

Alterado o seu Estatuto, ao mesmo tempo em que são formuladas as Definições Institucionais Básicas (DIB's), cujo modelo é amplamente utilizado pelo empresariado, no que diz respeito às definições de missão; negócio; objetivo estratégico e princípios fundamentais a serem seguidos.

1996 - Formação da Rede PAEX

Formatada a Rede PAEX, com foco na América Latina.

1996 - Programa Direção 2000

Realiza o programa “Direção 2000”, desenvolvido pelo CTE, em aliança com a Kellogg. O tema do programa, direcionado para altos dirigentes, é “Competências Estratégicas e Gestão para Enfrentar a Globalização”.

1996 - Acordo com o Governo de Minas

Assinado acordo de comunhão de interesses entre o governo de Minas Gerais e a Fundação Dom Cabral.

1996 - Parcerias com instituições

Iniciam-se as gestões que visam firmar parcerias com instituições que ajudem a formar grupos em outros estados e países do Mercosul.

1997 - MBA empresarial

MBA empresarial  - Imagem
O MBA empresarial inicia suas atividades.

1997 - Lançamento do CITG

Lançamento do CITG - Imagem
Lançado o Centro Internacional de Tecnologia de Gestão (CITG), com cerimônia de inauguração no Palácio da Liberdade.

1997 - Top Management Summit

Realizado o primeiro Top Management Summit, fórum de líderes empresariais destinado a debater temas relevantes do cotidiano empresarial.

1997 - Novos grupos da rede PAEX

Criados novos grupos da Rede PAEX, um em Belo Horizonte e outro em Santa Catarina.

1997 - Verba para ampliação da Rede PAEX

Aprovada a verba de US$500 mil pelo BID para ampliação da Rede PAEX.

1997 - Lançamento das bases da internacionalização

Lançadas as bases da internacionalização da Fundação Dom Cabral para a América Latina.

1997 - Fórum de Líderes Empresariais

Fórum de Líderes Empresariais - Imagem
Realizado o Fórum de Líderes Empresariais em parceria com a Gazeta Mercantil.

1997 - Aprovação do MBA empresarial no Executive MBA

O MBA empresarial é aprovado no Executive MBA Council, primeiro passo para o seu reconhecimento internacional.

1998 - Gestão por processos

Adota a gestão por processos para uma nova estrutura organizacional em substituição à estrutura por áreas.

1998 - Educação à distância

É consolidada e ampliada a tecnologia de educação à distância. A FDC adquire equipamento de videoconferência.

1998 - Financiamento para criação da Rede PAEX no Rio Grande do Sul

Aprovado o financiamento pelo BID para criação da Rede PAEX no Rio Grande do Sul.

1998 - Centro Internacional de Tecnologia de Gestão

22 empresas de grande porte aderem ao Centro Internacional de Tecnologia de Gestão (CITG). Além dessas empresas, o CITG também conta com a parceria da Kellogg e do INSEAD para a troca de tecnologias de gestão.

1998 - Participação no CEAL

Participação no CEAL - Imagem
Participa do CEAL (Conselho de Empresários da América Latina), no Uruguai e da Expomanagement, na Argentina.

1998 - Pesquisa Tendências do Desenvolvimento das Empresas

Realiza a Pesquisa Tendências do Desenvolvimento das Empresas em parceria com o Vox Populi.

1998 - Segunda edição do Top Management Summit

Realizada a segunda edição do Top Management Summit com a temática “As empresas frente à globalização - desafios e oportunidades”.

1998 - Crescimento dos programas de desenvolvimento de executivos

Registrado crescimento de 34,47% dos programas de desenvolvimento de executivos.

1998 - Lançamento de novos programas

Lançamento de novos programas - Imagem
Lança novos programas: Gestão Estratégica de Pessoas (GEP); Garantindo outstanding performance (GOP); Dinâmica de Mercado Global (DMG); Gestão de Pessoas e Mudanças (GPM) e Programa de Gestão de Performance (PG),paralelamente à realização dos cinco programas já existentes, PGA, STC Executivo, PCR, PDE e Progex.

1998 - Participação do IV Foro Bolívar da Empresa Latino-americana

Participa do IV Foro Bolívar da Empresa Latino-americana com o tema: “Do Mercosul para o mundo: pequenas e médias empresas, parcerias e internacionalização.”

1998 - Projeto arquitetônico para a construção do futuro campus Aloysio Faria

Três arquitetos são convidados para um concurso visando o detalhamento do projeto arquitetônico para a construção do futuro campus Aloysio Faria, cuja filosofia é modernidade, universalidade e identidade com o ambiente do CITG.

1998 - Criação da intranet

Criada a intranet e implantado o link dedicado.

1998 - Primeiro programa fechado de pós-graduação

Realizado o primeiro programa fechado de pós-graduação em Administração de Empresas.

1998 - Brasilprev

Implantado o Plano de Previdência Privada Brasilprev.

1998 - Global Business Consortium Programme

Coordena o módulo brasileiro do Global Business Consortium Programme da London Business School, realizado no Rio de Janeiro,com a participação de 30 executivos.

1998 - 1º Encontro de Dirigentes da Rede PAEX

Realiza o 1º Encontro de Dirigentes da Rede PAEX, com o tema “Cenários, Tendências e Oportunidades do Ambiente de Negócios”, com a presença de 110 empresários de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

1998 - Elf – LatinAmerica Top Managers

Coordena o Elf – LatinAmerica Top Managers, a pedido da Elf Aquitaine, empresa francesa.

1999 - Lançamento Pedra fundamental

Lançamento Pedra fundamental - Imagem
Lançada a Pedra fundamental do campus Aloysio Faria.

1999 - Parceria com empresas familiares para criação do PDA

Parceria com empresas familiares para criação do PDA - Imagem
Parceria com empresas familiares para criar o PDA – Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas.

1999 - Programa de Voluntariado

Criação do Programa de Voluntariado.

1999 - Visita em instituições de ensino no exterior

O professor Emerson de Almeida visita 10 renomadas instituições de ensino no exterior.

1999 - Comemoração da aliança com INSEAD

Comemoração da aliança com INSEAD - Imagem
Comemora a aliança com o INSEAD e os 10 anos do CTE.

1999 - Lançamento de novos grupos PAEX

Lança três novos grupos PAEX, em Campinas, Vitória e Fortaleza.

1999 - Novas turmas do MBA Empresarial

Novas turmas do MBA Empresarial  - Imagem
São criadas novas turmas do MBA Empresarial.

1999 - Construção do campus Aloysio Faria

Têm início as obras de construção do campus Aloysio Faria.

História - Fundação Dom Cabral

No final de 1972, a Universidade Católica de Minas Gerais (UCMG) implantou o Centro de Extensão para atuar na área de desenvolvimento de recursos humanos e de promoções culturais. “O objetivo era ser a ponte entre a comunidade e a Universidade, ou seja, o centro de extensão deveria fazer aquilo que a graduação e outros departamentos não faziam, estender os serviços da Universidade para a comunidade” [1] afirma o Cofundador da FDC e presidente da Diretoria Estatutária, Emerson de Almeida. Dessa forma o Centro de Extensão atuava em diversas áreas que iam da cultura ao social, passando pelo religioso, esportivo e empresarial.

Devido à crescente receptividade dos programas oferecidos no Centro de Extensão, a UCMG criou a Fundação Dom Cabral. Segundo Emerson de Almeida, nos primórdios da FDC ele antevia para a instituição “que ela fosse capaz de substituir, para melhor, as business schools e as firmas de consultoria norte-americanas que trabalhavam no Brasil” [2].

Após a sua implantação, a FDC assumiu todas as atividades da área empresarial do Centro de Extensão. Segundo um de seus criadores, Dom Serafim Fernandes de Araújo, “essa vontade de criar uma instituição como a Fundação Dom Cabral nasceu dentro da gente, mas nasceu também da vontade dos empresários que queriam uma coisa mais profunda” [3].

Inaugurada em 1976 como uma instituição autônoma, de direito privado e sem fins lucrativos, a FDC pretendia apoiar as empresas a realizar a tarefa de modernização gerencial e de desenvolvimento de recursos humanos, adaptando conceitos de administração recentes à realidade brasileira. Uma das suas missões era ajudar as empresas a vencer os desafios do crescimento. No seu primeiro ano, foi criado o 1º curso de especialização em Direito de Empresas.

Já em 1977, a FDC firmou acordo de cooperação técnica internacional com o Centre d’Enseigment Supérieur dês Affaires (CESA, atual Groupe HEC, com o apoio dos governos brasileiro e francês. O objetivo era promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos gerenciais.

A Fundação Dom Cabral começou trabalhando com empresas situadas em Minas Gerais, mas após poucos anos já se expandia para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Rapidamente iniciou também a publicação de livros, frutos de trabalhos desenvolvidos na instituição. O primeiro deles foi “A Dinâmica Financeira das Empresas Brasileiras”, de autoria de Michel Fleuriet e Haroldo Vinagre Brasil, lançado em 1978.

Nesse mesmo ano, a instituição inaugurou a sua sede, localizada na Rua Bernardo Guimarães nº 3071, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

O contato permanente e a escuta comprometida constituíam a filosofia educacional da instituição. O objetivo era manter um relacionamento com as empresas baseado no diálogo e na troca de conhecimento. “Trabalhar com, e não apenas para o cliente, é um dos fundamentos mais arraigados na nossa organização” [4].

O final dos anos 80 e o início dos anos 90 foram de vigoroso desenvolvimento. A instituição saiu de uma atuação regional para um posicionamento nacional abrangente. O número de empresas associadas, clientes e novos programas teve grande crescimento.

A partir do ano de 1980 foram instituídos diversos programas e projetos de parceria. Em 1981, o Centro de Estudos e Desenvolvimento da Exportação (Cedex). Em 1989, o Centro de Tecnologia Empresarial (CTE). Em 1993, os Parceiros para Excelência (Paex). Em 1999, a Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas (PDA). E em 2003, o Global Players.

Sempre atenta ao futuro, a FDC continuou a desenvolver sua estratégia de internacionalização ao estabelecer mais uma aliança no ano de 1990, dessa vez com o INSEAD (European Institute of Business Administration), da França. Em 1993, foi firmada a aliança com a J.L. Kellogg Graduate School of Management, dos Estados Unidos da América.

Em 1996 a instituição comemorou 20 anos de sua criação e lançou seu primeiro curso de MBA com o apoio do INSEAD e em parceria com as empresas do CTE.

Em 2001, a FDC começava a se mobilizar em torno de um projeto de grande impacto para o futuro: o Centro Internacional de Tecnologia de Gestão (CITG), cuja vertente física era a construção de um campus com estrutura suficiente para abrigar os cursos de desenvolvimento de executivos.

Inaugurado em Nova Lima/MG, o novo campus foi denominado Aloysio Faria em homenagem ao criador do Banco Alfa, que manifestou permanente reconhecimento a instituições voltadas para o ensino e a saúde pública.

A partir daí a, instituição avançou de forma significativa, sua receita cresceu e a qualidade dos seus cursos aumentou. Reflexo disso foi a sua classificação, em agosto de 2006, como a 19ª melhor escola de negócios do mundo de acordo com o ranking do jornal britânico Financial Times. Era a primeira vez que uma instituição fora do eixo Estados Unidos - Europa - Sudeste Asiático aparecia na restrita lista dos melhores centros de desenvolvimento de executivos e de empresas do mundo.

Esse reconhecimento internacional reflete bem um dos objetivos que permeiam a FDC, que é se posicionar como uma instituição global, tanto no trabalho em conjunto com empresas e escolas de negócios de outros países, quanto na internacionalização de seus clientes.

Em 2008, ocorreu outro marco na história da Fundação Dom Cabral, a inauguração do Campus São Paulo. Estar presente fisicamente no eixo Rio-São Paulo foi uma conquista memorável e que impulsionou ainda mais o crescimento da instituição.

Com o passar dos anos a Fundação Dom Cabral procurou se aperfeiçoar ainda mais e em 2011 foi classificada pelo Financial Times como a 5ª melhor escola de negócios do mundo, o que aponta para o seu reconhecimento como referência no mercado empresarial brasileiro e mundial.

No período de 2012 a 2015 a FDC ampliou sua rede de atuação alcançando quase todos os estados do país por meio de associados. Em 2013 inaugurou o Campus Rio de Janeiro consolidando assim seus principais mercados: Minas Gerais, São Paulo e Rio. “Hoje a FDC é uma instituição do Brasil inteiro, ela está levando o seu trabalho para todas as regiões” afirma Wagner Furtado Veloso, Membro do Conselho Curador e Ex-Presidente Executivo da FDC.

Em 2015, mais uma parceria internacional foi firmada. A Skema Business School, escola francesa de negócios, enviou duas turmas para um programa de extensão na FDC.

Em seu processo de desenvolvimento a FDC se inventa e se reinventa a cada dia. Sabe que a hora é de ousar e, principalmente, inovar, rever conceitos, posicionamentos, e abrir-se ao novo como grafado em um dos seus princípios: “Ousadia e Tenacidade para que se tente o impossível, com constância na superação de desafios e obstáculos, na construção do sonho de ser uma instituição referência.”

Em 2016, quando completa 40 anos de atuação, a FDC também comemora a permanência há 11 anos como a melhor escola de negócios da América Latina de acordo com o ranking de Educação Executiva do Financial Times.

[1] Emerson de Almeida em entrevista concedida ao Escritório de Histórias em 17 de abril de 2006.

[2] ALMEIDA, Emerson de. Fundamentos da empresa relevante: meu aprendizado na FDC. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 22.

[3] Dom Serafim Fernandes de Araújo em entrevista concedida ao Escritório de Histórias em 03 de julho de 2006.

[4] ALMEIDA, Emerson de. Fundamentos da empresa relevante: meu aprendizado na FDC. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 129.

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