2000 - Criação da especialização em Gestão de Negócios
Criada a especialização em Gestão de Negócios.
2000 - Criação das Células de Competência
Criadas as Células de Competência: Política e Estratégia Empresarial, Marketing, Finanças, Comportamento Organizacional e Gestão Tecnológica.
2000 - Criação das Gerência de RH e de Desenvolvimento.
Criadas e implantadas a Gerência de RH e a Gerência de Desenvolvimento.
2000 - 3º Encontro da Rede PAEX
Realiza o 3º Encontro Anual da Rede PAEX em Belo Horizonte.
2001 - Melhor MBA do Brasil
Eleito o melhor MBA do Brasil de acordo com o ranking da Revista Você S.A.
2001 - Comemoração 25 anos
Comemora 25 anos com a inauguração do campus Aloysio Faria, localizado no Alphaville município de Nova Lima (MG).
2001 - Criação de Programas de Especialização
Criados os Programas de Especialização em Logística e Gestão de RH.
2001 - Parceria com Banco Alfa
Estabelece parceria com o Banco Alfa, um acordo de patrocínio do banco para o desenvolvimento técnico da Fundação.
2001 - Medalha da “Ordem do Mérito Legislativo Municipal"
A FDC recebe a medalha da “Ordem do Mérito Legislativo Municipal” grau Mérito Especial.
2001 - Consolidação do EAD
Consolida-se o EAD como apoio pedagógico, com a criação da Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA). O modelo EAD foi usado no MBA e no programa de Capacitação de Novos Gestores (CNG).
2001 - Lançamento de programas de curta duração
São realizados dois programas de curta duração: Liderança Transformadora com a presença de Peter Frost da UBC e Responsabilidade Social Corporativa em parceria com Instituto ETHOS e com a participação do professor Simon Zadek do Institute of Social and Ethical Accountability.
2001 - Implantação da Comunidade AMPLIAR
Implanta a Comunidade AMPLIAR, uma rede de conhecimento e networking formada por ex-participantes de programas e das parcerias para a construção de um espaço de desenvolvimento contínuo, por meio da convivência, da troca, da interação e da integração.
2001 - Parceria com PUC Minas
Estabelecida aliança com a PUC Minas para a criação do Mestrado Profissional em Administração (MPA).
2002 - Lançamento do Núcleo de geração de conhecimento
Lançado o primeiro núcleo de geração de conhecimento.
2002 - Aliança com a Sauder Business School
Estabelecida aliança com a Sauder Business School- UBC
2002 - Trium Executive MBA
A FDC é escolhida para sediar a realização da etapa latino-americana do Trium Executive MBA, realizado pela New York University Stern School of Business, a London School of Economics and Political Science, e pela HEC School of Manangement
2002 - Primeiro programa para uma empresa no exterior
Realiza o primeiro programa para uma empresa no exterior, a Adams da Argentina.
2002 - Implantação do BSC
Implantado o BSC - Balanced Scorecard, metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton.
2002 - Centro Alfa
Concluída a construção dos blocos 5 e 6 do Centro Alfa, localizado no campus Aloysio Faria.
2002 - Inauguração do hotel Caesar Business
Inaugurado o hotel Caesar Business, em Alphaville.
2002 - Centro de Desenvolvimento do Conhecimento em Gestão
Lançada a Pedra Fundamental da ampliação da infraestrutura com a construção de um espaço adequado a pesquisas e ensino, o futuro CDCG (Centro de Desenvolvimento do Conhecimento em Gestão).
2002 - Expansão da Rede PAEX
Expansão da Rede PAEX para o Paraguai e o Chile.
2002 - Criação do PAEX-tec
Criado o PAEX-tec, um grupo de empresas mineiras do setor de tecnologia.
2002 - Criação da primeira turma de MBA Executivo
Criada a primeira turma de MBA Executivo, programa estruturado em três grandes blocos: A Organização e a Sociedade, Organização e Gestão e Organização e o Indivíduo, distribuídos em seis módulos presenciais. Fechando os três blocos há ainda a Simulação e o Projeto Empresarial.
2002 - Fórum das Parcerias
Realiza, no Centro Alfa, com a presença de 300 executivos, o Fórum das Parcerias, cujo tema é "A nova ordem mundial e seu impacto nas empresas”.
2002 - Lançamento portal das parcerias
Lançado o portal das parcerias, um ambiente virtual para a integração de todas as parcerias da Fundação Dom Cabral.
2003 - Criação da Parceria Global Players
Criada a Parceria Global Players que reúne empresas brasileiras em processo de internacionalização.
2003 - Fórum das Lideranças Nacionais pela Concertação
Realiza o Fórum das Lideranças Nacionais pela Concertação, promovido pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.
2003 - Adesão ao Global Compact
Adere ao Global Compact – ONU.
2003 - 3º Internacional Global Compact Learning Fórum Meeting
Sedia o 3º Internacional Global Compact Learning Fórum Meeting, encontro de aprendizagem promovido pela ONU em parceira com o Instituto Ethos e a Fiemg.
2004 - Acordo de cooperação
Instituído acordo de cooperação com Shangai Jiao Tong University/Aetna School of Management, da China.
2004 - Nova formatação do Programa de Especialização em Gestão
Cria nova formatação para o Programa de Especialização em Gestão com as seguintes ênfases: Logística, Finanças, Marketing, Pessoas e Projetos.
2004 - 11 anos da aliança com a Kellogg School of Management
A aliança com a Kellogg School of Management completa 11 anos, e é comemorada em evento que conta com a presença do dean Dipak Jain e dos presidentes da Nokia, Fernando Machado Terni e da Divisão de Laminados Alcan, Antônio Tadeu Coelho Nardoci.
2004 - Dia Brasil
Realizado o Dia Brasil para consolidação da imagem brasileira na Sauder Schoolof Business-UBC (Vancouver/Canadá) e no INSEAD (Fontainebleau/França).
2004 - Novos parceiros para o CTE
O CTE ganha três novos parceiros: Cemig, Andrade Gutierrez e Rede Globo.
2004 - Líder nacional em educação
O presidente da FDC, Emerson de Almeida é eleito pelos assinantes da Gazeta Mercantil o líder nacional em educação.
2004 - Participação na 11ª Conferência da Unctad
Participa da 11ª Conferência da Unctad (United Nations Conference on Trade and Development) com o tema “As relações entre estratégias nacionais de desenvolvimento e processos econômicos globais”.
2005 - Membro do UNICON
Convidada por Ken Bardach a tornar-se membro do UNICON (Internacional University Consortium for Executive Education). É a única instituição oriunda de países da América Latina a fazer parte dessa organização.
2005 - Unicon Conference Spring
Sedia a Unicon Conference Spring. A Unicon é um consórcio de escolas de alcance mundial dedicado a educação de executivos.
2005 - 22ª escola de negócios do mundo
Eleita como a 22ª escola de negócios do mundo de acordo com o ranking do jornal inglês Financial Times.
2005 - Certificação do MBA
O MBA da FDC obtém a certificação da AMBA (The Associationof MBA’S).
2005 - Lançamento do CDCG
Lançado o Centro de Desenvolvimento do Conhecimento em Gestão (CDCG) no Palácio da Liberdade. O evento conta com a presença do Governador Aécio Neves, de Dom Serafim Fernandes de Araújo e do professor Emerson de Almeida.
2005 - Programa “China: oportunidades e desafios"
Realiza o programa “China: oportunidades e desafios”, em aliança com a Antai School of Management e a Sauder School for Business.
2005 - Certificação do MEC
Obtém certificação do MEC,que confere à entidade autonomia na emissão de certificados para programas de especialização, que eram, até então, assinados pela PUC Minas.
2005 - 1º Fórum Internacional de Lideranças
Organiza o 1º Fórum Internacional de Lideranças: gerando conhecimento para a formação de líderes.
2005 - Seminário Global Players
Promove o Seminário Global Players, em parceria com a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
2005 - Programa My Globe
Realiza o programa My Globe, em aliança com o INSEAD.
2005 - Declaração de Xangai
Torna-se signatária da Declaração de Xangai, documento publicado pela ONU, por meio do qual se compromete a trabalhar para vencer os desafios da sustentabilidade.
2005 - 15 anos de aliança com o INSEAD
Comemora 15 anos da aliança com o INSEAD.
2005 - Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Recebe Fernando Morais e Mario Sérgio Cortella, na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
2006 - Comemoração de 30 anos
Comemora 30 anos com a realização de eventos sociais, uma exposição histórica e um evento técnico sobre "Performance e longevidade empresarial". Durante as comemorações são lançados o livro "Fundamentos da empresa relevante", de autoria do professor Emerson de Almeida, e a Revista DOM.
2006 - Inicio da construção do CDCG
Iniciada a construção do Centro de Desenvolvimento do Conhecimento em Gestão (CDCG).
2006 - Programas customizados
São formatados e entregues os primeiros programas customizados para Angola, Canadá e Chile.
2006 - I Encontro de Escolas de Educação Executiva da América Latina
Sedia o I Encontro de Escolas de Educação Executiva da América Latina com o objetivo de desenvolver pesquisas, fazer estudos de casos e montar programas abertos e fechados para empresas transnacionais que atuam nos países do continente americano. Participaram desse encontro a Universidad de San Andrés (Argentina); a Pontifícia Universidad Católica (Chile) e a Facultad de Economía e Instituto Tecnológico Autónomo (México).
2006 - Integração a AACSB
Passa a integrar a organização The Association to Advanced Collegiate Schools of Bussiness (AACSB), que possui entre seus membros escolas como Columbia, Harvard e Yale. Criada nos Estados Unidos, há 90 anos, a associação reúne mais de mil escolas e instituições sem fins lucrativos em todo o mundo que, juntas, possuem mais de 40 mil professores e um milhão de estudantes.
2006 - Identificação de parceiros
Trabalha na identificação de parceiros entre os países que compõem o chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). O presidente da FDC, Emerson de Almeida, visita escolas de negócios, companhias e instituições governamentais nesses países com o intuito de formar alianças. São contatadas na China, a Foundan University, com sede em Xangai; na Rússia, a Moscow School of Management e na Índia, a Índia School of Business.
2006 - Encontro de escolas de negócios de países emergentes
Promove, na sede da ONU, em Nova York, um encontro de escolas de negócios de países emergentes, como primeiro passo para a formação de uma rede destinada a apoiar empresas desses mercados a se internacionalizarem. Participam instituições como o MIDA (Malaysian Industrial Authority); a Universidad de San Andrés, da Argentina; a sueca Invest in Sweden Agency (ISA); a chinesa Tsinghua University e a israelense Tel Aviv University. O evento é organizado em conjunto com a Columbia University e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
2006 - Treinamento
São treinados 21.700 executivos, número este 14 vezes maior que o de 2005. A carteira de clientes corporativos alcança a cifra de 832 empresas e são realizadas 45.900 horas de treinamento.
2006 - Dia do Brasil
Inserido na programação oficial do PGA (Programa de Gestão Avançada), é realizado o “Dia do Brasil” no INSEAD, em Fointenebleau, com o tema “Gestão de Marcas e Mercados Emergentes”.Proferem palestras o diretor de marketing da L'Oreal América Latina, Philippe de Carvalho, e o diretor da marca Ibis do Grupo Accor, Marco Pimentel.
2006 - Parcerias
Conta com a parceria de 299 empresas distribuídas entre o Centro de Tecnologia Empresarial (CTE), o Programa de Desenvolvimento de Acionistas (PDA) e o Parceiros Para Excelência (PAEX).
2006 - Prêmio Desempenho
Recebe o "Prêmio Desempenho" como a melhor e maior instituição de Minas Gerais na categoria Serviços Educacionais.
2006 - Prêmiações
Reconhecida pelo jornal “O Estado de São Paulo” como a Top Mind em MBA e, pela revista “World Business”, como uma das principais escolas de negócios do Brasil; no ranking da revista “Você S/A” fica em terceiro lugar na categoria MBAs. Além disso, ocupa o 19° lugar no ranking das melhores escolas de negócios do mundo do jornal“Financial Times”.
2007 - Certificada pelo EQUIS
Certificada pelo EQUIS – renomado sistema que confere reconhecimento internacional às escolas de negócios.
2007 - Prêmio Aberje 2007
A revista DOM ganha o Prêmio Aberje 2007 no quesito Gestão e Mídia Impressa, o Portal FDC e o evento FDC 30 anos também são finalistas nesse prêmio.
2007 - Fórum de Líderes empresariais
O Fórum de Líderes empresariais, ONG que reúne gestores de todos os estados brasileiros para o debate de questões econômicas e sociais, elege o diretor-presidente executivo da Fundação Dom Cabral, professor Emerson de Almeida, como Líder Empresarial de 2007 no setor educação.
2007 - Prêmio Minas Desempenho Empresarial
A FDC recebe da revista Mercado Comum o prêmio Minas Desempenho Empresarial como destaque na categoria Tradição e Perpetuidade.
2007 - Implementação de programas customizados
Implementa 273 programas customizados com a participação de 15.644 executivos. Sua carteira de clientes se diversifica e fecha o ano com 146 empresas, o que representa um aumento de 23,73%.
2007 - Consolidação das linhas de atuação
Consolida as linhas de atuação para solidificar sua presença na América Latina, na Europa, na África e nos países pertencentes aos BRICs. Na América Latina, são firmados os acordos com a Pontificia Universidad Católica de Chile, com o Instituto Tecnológico Autónomo de México (ITAM) e com a Universidad San Andrés da Argentina.
2007 - Participação no Ciclo de talleres para empresários y ejecutivos
Com apoio da Universidad del Desarrollo (UDD), participa no Chile do Ciclo de talleres para empresários y ejecutivos, série de conferências para executivos de pequenas e médias empresas promovida pela Sociedade de Fomento Fabril (Sofofa).
2007 - Encontro com instituições do Peru
Realiza encontros com duas instituições do Peru, a Centrum Escola de Negócios da Universidad Católica Del Peru, e a Universidad Del Pacífico, com a qual formaliza um acordo para a realização do PAEX no país.
2007 - Encontro na Columbia University
Em encontro na Columbia University para discussão de alianças, o professor Emerson de Almeida assina, em nome da Fundação Dom Cabral, um memorando de entendimentos com a Moscow School of Management – Skolkovo, representada pelo dean Andrei Volkov.
2007 - Programas da FDC
30 professores, de 13 nacionalidades – Argentina, Bélgica, Canadá, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, Portugal, Rússia e Suíça – ministram aulas nos programas da Fundação Dom Cabral. O núcleo técnico, por sua vez, recebe o reforço da francesa Karine Dominique Simone le Joly.
2008 - Criação da parceria RDI - Rede de Desenvolvimento Integrado
Criada a parceria RDI – Rede de Desenvolvimento Integrado, que tem como propósito desenvolver as habilidades em gestão e de governança na rede formada por organizações “âncora” e demais empresas no contexto de suas cadeias produtivas.
2008 - Resultados
Consegue alcançar seus objetivos em plenitude. Sua receita operacional alcança a cifra de R$94,119 milhões, o que corresponde a 96,61% do previsto para o ano, configurando o melhor resultado da história da instituição.
2008 - Empresas associadas
Mais de 23.000 executivos passam pela Fundação Dom Cabral e o número de empresas associadas cresce dos 921 no ano anterior, para 1.121.
2008 - Encerramento do CTE
O CTE (Centro de Tecnologia Empresarial) é encerrado, e, em seu lugar, é criada a parceria Conexão Organizações Mundo (COMn) voltada para presidentes e diretores de empresas.
2008 - Campus São Paulo
Inaugurado o campus São Paulo.
2008 - Programa de Desenvolvimento de Conselheiros
Destaque para o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros (PDC),que conta com a participação de 39 conselheiros de empresas como Andrade Gutierrez, Nansem, MIP Engenharia, Grupo Orguel e Líder Táxi Aéreo.
2008 - Fórum de Estratégias Empresariais Integradas para a América Latina
Realizada a primeira edição do Fórum de Estratégias Empresariais Integradas para a América Latina, desenvolvido em colaboração com a Universidad de San Andrés (Argentina), com o Instituto Tecnológico Autónomo de México, com a Pontificia Universidad Católica de Chile e a Universidad del Pacífico (Peru).
2008 - PAEX em Portugal
Lançado o PAEX em Portugal.
2008 - 5D Conference
Realizada a primeira etapa do Five-Diamond International Conference Cycle (5D Conference), em colaboração com a Columbia University (EUA), a Fudan University (China), a India School of Business – ISB (Índia) e a Skolkovo – Moscow School of Management (Rússia).
2008 - Adição do adjetivo “sustentável”
O Conselho Curador da FDC acrescenta à sua Missão o adjetivo “sustentável” como consequência dos compromissos assumidos pela Fundação Dom Cabral.
2008 - Ranking
Eleita como a 16ª melhor escola de negócios do mundo de acordo com o ranking do jornal Financial Times. No ranking da revista AmericaEconomia ocupa a 4ª colocação e a 2ª no ranking da revista Você S/A.
2009 - Início da rede de cooperação
Início da rede de cooperação com escolas dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China).
2009 - Inauguração CDCG
Inaugurado o Centro de Desenvolvimento do Conhecimento em Gestão – CDCG, localizado no campus Aloysio Faria.
2009 - Conselho Consultivo Internacional
Instalação do Conselho Consultivo Internacional.
2009 - Reestruturação do Comitê de Sustentabilidade e Inclusão Social
O Comitê de Sustentabilidade e Inclusão Social é reestruturado com o objetivo de se alinhar às comunidades a partir de projetos pedagógicos.
2009 - Programa Uma nova rota para o HR Business Parters
É realizado em Portugal o primeiro programa originado no país – “Uma nova rota para o HR Business Parters” – tendo como cliente a TAP linhas aéreas.
História - Fundação Dom Cabral
No final de 1972, a Universidade Católica de Minas Gerais (UCMG) implantou o Centro de Extensão para atuar na área de desenvolvimento de recursos humanos e de promoções culturais. “O objetivo era ser a ponte entre a comunidade e a Universidade, ou seja, o centro de extensão deveria fazer aquilo que a graduação e outros departamentos não faziam, estender os serviços da Universidade para a comunidade” [1] afirma o Cofundador da FDC e presidente da Diretoria Estatutária, Emerson de Almeida. Dessa forma o Centro de Extensão atuava em diversas áreas que iam da cultura ao social, passando pelo religioso, esportivo e empresarial.
Devido à crescente receptividade dos programas oferecidos no Centro de Extensão, a UCMG criou a Fundação Dom Cabral. Segundo Emerson de Almeida, nos primórdios da FDC ele antevia para a instituição “que ela fosse capaz de substituir, para melhor, as business schools e as firmas de consultoria norte-americanas que trabalhavam no Brasil” [2].
Após a sua implantação, a FDC assumiu todas as atividades da área empresarial do Centro de Extensão. Segundo um de seus criadores, Dom Serafim Fernandes de Araújo, “essa vontade de criar uma instituição como a Fundação Dom Cabral nasceu dentro da gente, mas nasceu também da vontade dos empresários que queriam uma coisa mais profunda” [3].
Inaugurada em 1976 como uma instituição autônoma, de direito privado e sem fins lucrativos, a FDC pretendia apoiar as empresas a realizar a tarefa de modernização gerencial e de desenvolvimento de recursos humanos, adaptando conceitos de administração recentes à realidade brasileira. Uma das suas missões era ajudar as empresas a vencer os desafios do crescimento. No seu primeiro ano, foi criado o 1º curso de especialização em Direito de Empresas.
Já em 1977, a FDC firmou acordo de cooperação técnica internacional com o Centre d’Enseigment Supérieur dês Affaires (CESA, atual Groupe HEC, com o apoio dos governos brasileiro e francês. O objetivo era promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos gerenciais.
A Fundação Dom Cabral começou trabalhando com empresas situadas em Minas Gerais, mas após poucos anos já se expandia para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Rapidamente iniciou também a publicação de livros, frutos de trabalhos desenvolvidos na instituição. O primeiro deles foi “A Dinâmica Financeira das Empresas Brasileiras”, de autoria de Michel Fleuriet e Haroldo Vinagre Brasil, lançado em 1978.
Nesse mesmo ano, a instituição inaugurou a sua sede, localizada na Rua Bernardo Guimarães nº 3071, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.
O contato permanente e a escuta comprometida constituíam a filosofia educacional da instituição. O objetivo era manter um relacionamento com as empresas baseado no diálogo e na troca de conhecimento. “Trabalhar com, e não apenas para o cliente, é um dos fundamentos mais arraigados na nossa organização” [4].
O final dos anos 80 e o início dos anos 90 foram de vigoroso desenvolvimento. A instituição saiu de uma atuação regional para um posicionamento nacional abrangente. O número de empresas associadas, clientes e novos programas teve grande crescimento.
A partir do ano de 1980 foram instituídos diversos programas e projetos de parceria. Em 1981, o Centro de Estudos e Desenvolvimento da Exportação (Cedex). Em 1989, o Centro de Tecnologia Empresarial (CTE). Em 1993, os Parceiros para Excelência (Paex). Em 1999, a Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas (PDA). E em 2003, o Global Players.
Sempre atenta ao futuro, a FDC continuou a desenvolver sua estratégia de internacionalização ao estabelecer mais uma aliança no ano de 1990, dessa vez com o INSEAD (European Institute of Business Administration), da França. Em 1993, foi firmada a aliança com a J.L. Kellogg Graduate School of Management, dos Estados Unidos da América.
Em 1996 a instituição comemorou 20 anos de sua criação e lançou seu primeiro curso de MBA com o apoio do INSEAD e em parceria com as empresas do CTE.
Em 2001, a FDC começava a se mobilizar em torno de um projeto de grande impacto para o futuro: o Centro Internacional de Tecnologia de Gestão (CITG), cuja vertente física era a construção de um campus com estrutura suficiente para abrigar os cursos de desenvolvimento de executivos.
Inaugurado em Nova Lima/MG, o novo campus foi denominado Aloysio Faria em homenagem ao criador do Banco Alfa, que manifestou permanente reconhecimento a instituições voltadas para o ensino e a saúde pública.
A partir daí a, instituição avançou de forma significativa, sua receita cresceu e a qualidade dos seus cursos aumentou. Reflexo disso foi a sua classificação, em agosto de 2006, como a 19ª melhor escola de negócios do mundo de acordo com o ranking do jornal britânico Financial Times. Era a primeira vez que uma instituição fora do eixo Estados Unidos - Europa - Sudeste Asiático aparecia na restrita lista dos melhores centros de desenvolvimento de executivos e de empresas do mundo.
Esse reconhecimento internacional reflete bem um dos objetivos que permeiam a FDC, que é se posicionar como uma instituição global, tanto no trabalho em conjunto com empresas e escolas de negócios de outros países, quanto na internacionalização de seus clientes.
Em 2008, ocorreu outro marco na história da Fundação Dom Cabral, a inauguração do Campus São Paulo. Estar presente fisicamente no eixo Rio-São Paulo foi uma conquista memorável e que impulsionou ainda mais o crescimento da instituição.
Com o passar dos anos a Fundação Dom Cabral procurou se aperfeiçoar ainda mais e em 2011 foi classificada pelo Financial Times como a 5ª melhor escola de negócios do mundo, o que aponta para o seu reconhecimento como referência no mercado empresarial brasileiro e mundial.
No período de 2012 a 2015 a FDC ampliou sua rede de atuação alcançando quase todos os estados do país por meio de associados. Em 2013 inaugurou o Campus Rio de Janeiro consolidando assim seus principais mercados: Minas Gerais, São Paulo e Rio. “Hoje a FDC é uma instituição do Brasil inteiro, ela está levando o seu trabalho para todas as regiões” afirma Wagner Furtado Veloso, Membro do Conselho Curador e Ex-Presidente Executivo da FDC.
Em 2015, mais uma parceria internacional foi firmada. A Skema Business School, escola francesa de negócios, enviou duas turmas para um programa de extensão na FDC.
Em seu processo de desenvolvimento a FDC se inventa e se reinventa a cada dia. Sabe que a hora é de ousar e, principalmente, inovar, rever conceitos, posicionamentos, e abrir-se ao novo como grafado em um dos seus princípios: “Ousadia e Tenacidade para que se tente o impossível, com constância na superação de desafios e obstáculos, na construção do sonho de ser uma instituição referência.”
Em 2016, quando completa 40 anos de atuação, a FDC também comemora a permanência há 11 anos como a melhor escola de negócios da América Latina de acordo com o ranking de Educação Executiva do Financial Times.
[1] Emerson de Almeida em entrevista concedida ao Escritório de Histórias em 17 de abril de 2006.
[2] ALMEIDA, Emerson de. Fundamentos da empresa relevante: meu aprendizado na FDC. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 22.
[3] Dom Serafim Fernandes de Araújo em entrevista concedida ao Escritório de Histórias em 03 de julho de 2006.
[4] ALMEIDA, Emerson de. Fundamentos da empresa relevante: meu aprendizado na FDC. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 129.